Centenário da morte de São José Allamano será celebrado com peregrinação virtual

 

Iniciativa permitirá visitas on-line a três locais ligados à vida do fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata, com participação em quatro idiomas.

Por Redação

Em preparação para o centenário do nascimento ao céu de São José Allamano, celebrado em 16 de fevereiro de 2026, a Família Consolata promoverá uma peregrinação virtual a três locais históricos ligados à vida do fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata. A iniciativa permitirá que fiéis de diferentes países participem, inclusive em família, das celebrações deste marco jubilar.

Na tradição cristã, a expressão “nascimento ao céu” refere-se ao dia da morte de um santo ou de uma pessoa reconhecida por sua vida de fé. O termo expressa a crença de que a morte não é o fim, mas a passagem para a vida eterna junto de Deus. Assim, ao recordar o nascimento ao céu de São José Allamano, a Igreja celebra o momento em que ele concluiu sua caminhada terrena e passou a participar plenamente da vida eterna.

A peregrinação virtual será realizada por meio da plataforma de videoconferência Meet, com transmissão simultânea também em um canal do YouTube. O percurso espiritual inclui três lugares centrais da trajetória de São José Allamano: a casa em Castelnuovo Don Bosco, onde nasceu e cresceu; o Santuário de São José Allamano, em Turim, onde repousa seu corpo; e o Santuário da Consolata, local em que viveu 46 anos de sua vida sacerdotal.

A primeira etapa será dedicada a Castelnuovo Don Bosco e acontecerá em datas e horários diferentes, conforme o idioma. No sábado, 24 de janeiro de 2026, a peregrinação ocorrerá às 14h (horário italiano), em italiano, e às 16h, em espanhol. No sábado, 31 de janeiro de 2026, será realizada às 14h, em português, e às 16h, em inglês. As peregrinações aos outros dois santuários estão previstas para os meses seguintes: entre março e abril, ao Santuário de São José Allamano, e entre maio e junho, ao Santuário da Consolata.

A iniciativa será oferecida em quatro línguas — italiano, espanhol, inglês e português — e é destinada à Família Consolata, incluindo comunidades dos Missionários da Consolata (IMC), das Missionárias da Consolata (MC), leigos e leigas da LMC, além de pessoas, grupos próximos à congregação e devotos de São José Allamano.

As vagas para participação via Meet são limitadas a 100 pessoas. A organização orienta que comunidades religiosas e grupos da LMC realizem a inscrição conjunta, para possibilitar o acesso ao maior número de participantes. É necessário fazer inscrição prévia por meio de formulário on-line AQUI

A peregrinação virtual integra o conjunto de atividades preparatórias para o centenário, que ao longo do último ano incluiu reflexões sobre a santidade, elaboradas por uma equipe conjunta do IMC, MC e LMC. A proposta é coordenada pela Equipe da Peregrinação Virtual, formada por padres, religiosas e leigos da Família Consolata, como expressão de comunhão, memória e gratidão pela vida e missão de São José Allamano.

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado