Resumo da entrevista com padre Mauro Negro, novo colunista do Portal Consolata Brasil

24 de julho de 2025

Fé, formação e os desafios da Igreja no mundo digital

Por Redação

Professor de Teologia Bíblica e Sistemática na PUC-SP e colaborador de longa data da Revista Missões, o padre Mauro Negro, Oblato de São José, estreia como colunista do novo Portal da Família Consolata. Em entrevista exclusiva, que será publicada na íntegra na edição de agosto da revista, ele reflete sobre os dilemas contemporâneos da fé, o papel das redes sociais, o avanço tecnológico e a urgência de uma formação sólida e crítica no campo religioso.

Segundo padre Mauro, vivemos em um tempo em que não há ausência de Deus, mas uma presença distorcida e, muitas vezes, fetichizada. “Não vivemos em um ateísmo. Pelo contrário, fala-se muito de Deus, geralmente em formas fantasiosas, como amuletos. Inclusive, muitos que usam a violência o fazem em nome de divindades”, afirma.

O sacerdote destaca o papel fundamental da Filosofia, Teologia e Sagrada Escritura, áreas que, embora pouco valorizadas na sociedade atual, são essenciais para compreender a fé de maneira mais profunda. “Temas como o sentido da vida, transcendência e justificação pessoal não rendem financeiramente, mas alimentam a sabedoria. Sempre há quem busque compreender Jesus Cristo, a Trindade, a Igreja, os Sacramentos”, pontua.

Sobre a influência das redes sociais, padre Mauro alerta: “Elas educam mais que as próprias comunidades de fé. A fé está se tornando um espetáculo digital. Falta unidade eclesial e sobram opiniões pessoais, até mesmo contrárias ao Magistério”. Para ele, o avanço tecnológico não foi acompanhado de um amadurecimento humano e espiritual proporcional.

Diante disso, reforça a importância da comunicação com propósito formativo: “Não basta partilhar curiosidades sobre a fé. É preciso informar, formar, propor caminhos e ampliar horizontes”. Ao aceitar o convite para integrar o time do Portal Consolata, ele vê uma oportunidade de contribuir com reflexões que aprofundem o conhecimento teológico e espiritual. “Os Missionários da Consolata, as Irmãs e Leigos são sinais de fé e esperança. Minhas palavras são uma contribuição modesta à missão deles”, conclui.

A entrevista completa estará na edição de agosto da Revista Missões, onde padre Mauro detalha ainda mais sua visão sobre o papel da Igreja, a necessidade de renovação pastoral e a força da espiritualidade em tempos de crise.

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado