Paróquia em São Paulo comemora o centenário de chegada de São José Allamano ao céu
Tríduo com adoração, terço missionário e celebração eucarística celebra 100 anos do falecimento de São José Allamano.
O ano de 2026 é especial para toda a família Consolata, missionários, missionárias, leigos e leigas, pois todos celebram o centenário da chegada de José Allamano - fundador dos Institutos dos Missionários e das Missionárias da Consolata - ao céu (16 de fevereiro de 1926).
A Paróquia Nossa Senhora Consolata, localizada no bairro do Jardim São Bento, São Paulo, Brasil, abriu as comemorações do centenário com um tríduo entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
No primeiro dia (5), as Missionárias da Consolata foram convidadas a coordenar uma adoração eucarística, na qual lembraram a importância que Allamano dava à Eucaristia, sendo um dos pilares de seus ensinamentos aos seus missionários e missionárias.
No segundo dia (6), um terço missionário luminoso destacou em cada mistério o amor de Allamano para com a Eucaristia, a Palavra de Deus, a Consolata, a Missão e a Santidade.
No terceiro dia do tríduo (7), padre Mauricio Guevara, reitor do Seminário Internacional João Batista Bísio, presidiu a celebração eucarística das 18h, refletindo com a assembleia que Allamano foi luz e sal para o mundo ao criar dois Institutos missionários e considerar a santidade um objetivo a ser alcançado. Primeiro santos, depois missionários é uma de suas frases mais relevantes.
No domingo, 8 de fevereiro, todas as missas destacaram a importância de São José Allamano para o mundo. A celebração eucarística festiva foi a das 11h, presidida pelo pároco, padre Claudio Cobalchini, que destacou o exemplo de José Allamano, sua simplicidade e sua insistência em viver em família, onde quer que estejamos, seja na comunidade, no trabalho, entre os familiares, na escola etc.
Após 125 anos da fundação do Instituto Missões Consolata (1901) e de 116 anos das Missionárias da Consolata (1910), São José Allamano continua vivo e presente acompanhando seus “filhos” e “filhas”, além dos Leigos Missionários. Hoje, missionários, missionárias, irmãos, leigos e leigas estão presentes em quatro dos cinco continentes.
Viva São José Allamano! Viva Nossa Senhora Consolata!
Galeria de Fotos
Maria Emerenciana Raia é editora da revista Missões.