Colapso ecológico em curso: é tempo de repensar nosso modo de viver
“Consciência ecológica precisa se transformar em filosofia de vida”, afirma Marcus Eduardo de Oliveira, ao refletir sobre os impactos da crise ambiental e a urgência de repensarmos nosso modo de existir no planeta.
Por Redação
Na entrevista que estará na íntegra na próxima edição da Revista Missões (agosto de 2025), o economista e ativista ambiental Marcus Eduardo de Oliveira, conhecido por sua longa contribuição na coluna Fé em Ação, reflete com profundidade sobre o colapso ecológico global e a urgência de uma mudança de paradigma. Agora também colunista do novo Portal Consolata Brasil, Marcus é autor de obras como Economia Destrutiva e A civilização em risco, nas quais denuncia os impactos do modelo econômico atual sobre o planeta.
Para Marcus, já vivemos um colapso ecológico causado por um capitalismo predatório que compromete a habitabilidade da Terra. Ele alerta para perdas irreversíveis na biodiversidade, degradação dos ecossistemas e um modelo de desenvolvimento que alimenta a desigualdade e a destruição ambiental. "Nunca se perdeu tanta biodiversidade como agora", afirma.
Quando questionado sobre os conflitos internacionais e os riscos de uma guerra nuclear, ele destaca que guerra e meio ambiente formam uma combinação destrutiva, onde a natureza é sempre a primeira vítima. A destruição de habitats, a poluição e as alterações na atmosfera agravam ainda mais o desequilíbrio ambiental.
Marcus convida cada pessoa a refletir sobre seu estilo de vida e a reconhecer que somos corresponsáveis por esse desajuste planetário. Ele defende uma mudança nos hábitos de consumo, no modelo de crescimento econômico e, principalmente, uma nova relação com a natureza. "A crise ecológica é fruto do nosso antropocentrismo arrogante", diz ele.
Por fim, ressalta o papel fundamental da educação ambiental e da comunicação comprometida para despertar uma consciência ecológica coletiva. “Consciência ecológica precisa se tornar filosofia de vida”, afirma. E completa: somente por meio da alfabetização ecológica e do respeito à sabedoria dos povos originários poderemos reencontrar um caminho de equilíbrio e sustentabilidade.
Essa profunda conversa com Marcus Eduardo de Oliveira é um convite à reflexão e à ação, e será publicada na íntegra na edição de agosto da Revista Missões. Uma leitura indispensável para quem acredita em um futuro mais justo, sustentável e humano.