Revista Missões Logo
Missão em Contexto

Crianças e Adolescentes Missionários da Esperança: Jornada Missionária na Diocese de São Miguel Paulista 

Por Garotada Missionária

No dia 24 de maio de 2025, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de São Miguel Paulista, SP, teve a alegria de acolher a 13ª Jornada Missionária da Infância e Adolescência Missionária (IAM), reunindo cinco paróquias da região em um dia marcado por espiritualidade, partilha e grande entusiasmo missionário. 

O evento teve como tema: "Crianças e adolescentes missionários da esperança", lema que guiou cada momento vivido pelas mais de 200 crianças e adolescentes presentes. A pedido do pároco local, Frei Pastor Salustiano, que acolheu calorosamente todos os participantes, a celebração eucarística foi presidida por padre Marcelo, missionário xaveriano que animou toda a assembleia com uma liturgia profundamente missionária, convidando a todos para levar a esperança em suas casas e comunidades. "Somos testemunhas da Esperança", citando Romanos 5.5: "A esperança não decepciona." 

A missa foi animada pelo grupo da IAM da Paróquia São Miguel, em especial o coral dos adolescentes, que trouxe vida e emoção à celebração. Ao final da missa, um dos momentos mais emocionantes foi o canto da "Ave Maria" em estilo lírico, interpretado por Gustavo Manget Abdalla, encantando a todos com sua voz e expressividade. 

Bate-lata

Ao final, a comunidade se colocou em caminhada pelas ruas do bairro, no tradicional "bate-lata", com muita música, oração e animação. Crianças e adolescentes, acompanhados pelos assessores e organizadores, cantavam, rezavam e evangelizavam pelas praças e avenidas, passando inclusive em frente ao convento das Irmãs da Consolata. 

Durante a caminhada, a alegria era evidente. O coordenador Rodrigo conduziu com muito entusiasmo a criançada missionária, enquanto a Equipe de Trânsito se desdobrava no corre-corre para garantir a segurança de todos. A atividade culminou na Comunidade Santo Agostinho, onde todos foram calorosamente acolhidos com um lanche preparado pela equipe familiar, que também caprichou na ornamentação. Um destaque foi o bolo ofertado pela coordenadora da IAM, Edvalda, como gesto de carinho e partilha. Ela também animou a celebração com grande dedicação e zelo. 

Reavivamento

Essa jornada também marcou um momento simbólico: o reavivamento da IAM na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que havia sido implantada há cerca de 20 anos pela Irmã Loredana, com a colaboração do então jovem Rodrigo. Durante a pandemia, o grupo se desestruturou, mas agora, com o apoio da Irmã Clemência, da coordenação diocesana e da comunidade local, a IAM retoma com força e esperança renovadas. 

A Jornada Missionária foi um verdadeiro testemunho da vitalidade da Igreja em saída, do amor missionário de nossas crianças e adolescentes, e do compromisso com a formação de uma nova geração de evangelizadores, cheios de alegria, fé e esperança.

Capa da Edição