Comunicar: desafio permanente!
Somos missionários e missionárias da Consolata, herdeiros do tesouro de consolação dado à Igreja por São José Allamano. O Pai Fundador foi reitor do Santuário da Consolata por 46 anos. Nesse período, manteve o boletim La Consolata, experiência que lhe revelou a importância da comunicação no trabalho evangelizador. Por isso, transmitiu aos seus filhos e filhas a convicção de que a verdadeira comunicação é parte essencial do carisma da consolação.
Em tempos recentes, os padres capitulares, reunidos no XIV Capítulo Geral, em 2023, reafirmaram a centralidade da comunicação no serviço missionário. Já em 2024, acompanhando o XIX Capítulo Geral dos Missionários da Consolata, a Conferência Regional do Brasil renovou esse mesmo compromisso, destacando a comunicação como instrumento a serviço da missão.
Historicamente, os Missionários da Consolata mantêm a Revista Missões como canal de formação, informação e animação missionária. Porém, diante das transformações da sociedade, a comunicação também precisou se reinventar. Se antes era marcada pela fragmentação, hoje se busca uma comunicação integrada, assumida em conjunto pela Família Consolata. Nesse espírito, foi criada uma plataforma que favorece o encontro e dinamiza o trabalho de animação missionária, juvenil e vocacional.
Esse projeto, em sua nova versão digital, reúne diversas vozes. Assim, foi formada uma equipe de colunistas que, nesta edição — em pleno mês vocacional — se apresenta novamente, enriquecendo o conteúdo com suas reflexões: Andrea Carvalho, Marcus Eduardo de Oliveira, Edson Luiz Sampel, Mauro Negro, Juacy da Silva e Luís Maurício Guevara.
O renovado portal foi lançado em 20 de junho, Solenidade da Santíssima Virgem Consolata, padroeira dos Missionários e das Missionárias da Consolata. Dedicado a uma visão plural da missão, busca abordar temas como: Amazônia, opção indígena, pastoral urbana, periferias existenciais, migrantes, educação, justiça e paz, integridade da criação (JPIC), formação e a própria comunicação.
Queremos que este espaço seja sempre um verdadeiro ambiente de encontro e fraternidade em vista da missão. Damos as boas-vindas a todos que fazem da missão um projeto a serviço da vida e da propagação do Reino de Deus.
São José Allamano, interceda por nós! Nossa Senhora Consolata, cubra-nos com o seu manto de Mãe das consolações. Em Cristo Jesus, boa leitura e sejam todos bem-vindos!
Vocação e Missão são os destaques da nova Revista Missões
Com grande alegria apresentamos a nova Revista Missões, agora em formato digital. Esta mudança não é apenas tecnológica, mas também missionária: queremos chegar a mais pessoas, com maior agilidade e profundidade, sem perder a essência que sempre nos guiou — ser um veículo de formação e informação sobre a Missão, de acordo com o desejo do Fundador dos Institutos Missionários, São José Allamano. Missões volta a ser publicada dentro do contexto do novo portal, unindo os missionários, as missionárias, os irmãos e os leigos de toda a Família Consolata.
Nesta edição, a Santidade e a Missão aparecem como fios condutores que nos ligam ao carisma do fundador, São José Allamano, lembrando-nos de que “antes santos, depois missionários” é mais do que um lema, é um estilo de vida. É nesse espírito que damos as boas-vindas à missionária Andrea Carvalho, que escreve diretamente do Uzbequistão e nos convida a perceber que Missão também é silêncio, presença discreta e oração em meio a culturas e realidades desafiadoras. O mesmo impulso missionário nos move a refletir sobre o cuidado da criação: os artigos de Marcus Eduardo de Oliveira apontam para a urgência de uma consciência ecológica como filosofia de vida e denunciam a lógica consumista que insiste em reduzir o ser humano e a natureza a números e quantidades.
A revista também abre espaço para pensar a vida da Igreja em sua estrutura institucional. Edson Luiz Sampel nos recorda a importância do Direito Canônico, ao mesmo tempo em que questiona sua rigidez e indica a necessidade de aproximá-lo da misericórdia evangélica. Suas reflexões sobre o Acordo Brasil–Santa Sé ajudam a compreender os desafios contemporâneos entre fé, Estado e cidadania. Nessa mesma linha de diálogo entre fé e mundo, padre Mauro Negro reflete sobre os desafios da comunicação religiosa em nossos tempos, apontando a urgência de fundamentar a vida cristã na filosofia, na teologia e na Escritura, para que a mensagem não se perca em discursos vazios.
Agosto, mês vocacional, também nos leva a olhar para dentro. “Anatomia da vocação” e “E se tua vida fosse mais do que isso?” são convites a escutar a voz de Deus, a perguntar com sinceridade sobre o sentido da própria existência e a assumir o chamado com coerência e coragem. Na mesma direção, Juacy da Silva nos provoca a rever hábitos de consumo e a abraçar o desapego e a economia circular como gestos concretos de fé e compromisso com os pobres e com a Casa Comum.
Este número também é marcado por rostos novos e testemunhos de esperança. Damos as boas-vindas ao padre Luís Maurício Guevara, que se junta ao time de colunistas do Portal Consolata Brasil, celebramos a ordenação de novos diáconos missionários que se colocam a serviço da Igreja no Brasil e no mundo, e registramos com alegria a Jornada Missionária vivida por crianças e adolescentes na Diocese de São Miguel Paulista, sinal vivo de que a missão é sempre jovem e criativa.
Por fim, o Ano Jubilar da Esperança nos convoca a não fechar os olhos às feridas da sociedade. Mesmo diante da triste realidade da violência contra os pequenos, reafirmamos nossa vocação de sermos testemunhas da vida e da esperança, com a coragem de anunciar que outra realidade é possível.
Que esta edição digital da Revista Missões chegue a você como convite à escuta, à reflexão e à ação. Que a Santidade nos inspire, a missão nos impulsione, a criação nos sensibilize e a esperança nos sustente. Boa leitura!