Janeiro de 2026: Oração com a Palavra de Deus
Rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento em nossa vida e fonte de esperança em nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.
A intenção do Papa Leão XIV para o mês de janeiro de 2026 nos convida a reencontrar o poder transformador da oração com a Palavra de Deus. Quando a Sagrada Escritura é incorporada ao nosso cotidiano, ao nosso dia a dia, ela guia nossos caminhos, renova nossa fé e sustenta nossa esperança, principalmente diante das dificuldades pessoais e coletivas. Rezar com a Palavra não se resume só a ouvir, mas permitir-se ser tocado, questionado e guiado por Deus, que se dirige ao coração de seu povo. Deus fala e o povo escuta.
A oração fundamentada na Palavra promove a comunhão e a fraternidade nas comunidades cristãs. Ela nos auxilia a transcender divisões, a promover a escuta recíproca e a identificar o rosto de Cristo no próximo, especialmente nos mais vulneráveis. Uma comunidade que ora com a Palavra aprende a discernir a vontade de Deus e a agir com amor, serviço e solidariedade.
Desse modo, ao sermos nutridos pela Palavra e fortalecidos pela oração, somos impulsionados para a missão. A esperança que surge do encontro com Deus nos transforma em uma Igreja mais solidária e missionária, apta para proclamar o Evangelho com alegria e consistência na vida. Que possamos atender o chamado do Papa Leão XIV, que a Palavra de Deus sempre habite em nós, como nos lembra o Evangelho de João: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Permitamos que a Palavra de Deus transforme nossas vidas pessoais e renove nossa alegria de ser discípulos missionários.
Francisco Javier Viafara Viafara é seminarista da Consolata, São Paulo, SP.