Jovens, Esperança do Hoje
Sinal de uma Igreja viva, que caminha com Cristo Rei do universo
No dia 23 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, os missionários da Consolata tiveram a graça de participar do DNJ Fest (Dia Nacional da Juventude) promovido pela Arquidiocese de São Paulo no Centro Esportivo Tietê. Foi um dia profundamente marcante, no qual a fé, a alegria e o protagonismo juvenil se tornaram visíveis em cada gesto, canto e encontro. Reunidos como Igreja jovem, celebramos Cristo como Rei que caminha conosco, escuta nossas inquietações e nos envia em missão no hoje da história.

O DNJ foi um verdadeiro espaço de comunhão e partilha. A presença de tantos jovens, vindos de diferentes realidades e pastorais, mostrou que a juventude continua sendo sinal de esperança viva para a Igreja e para o mundo. As celebrações, momentos de animação e oração ajudaram a renovar a fé e a perceber que, mesmo diante dos desafios atuais, os jovens seguem dispostos a construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, iluminada pelo Evangelho.
Dentro dessa experiência tão rica, a feira vocacional teve um significado especial. Foi um momento privilegiado de escuta, diálogo e testemunho. Ao conversar com tantos jovens, se percebe o quanto existe sede de sentido, desejo de servir e abertura ao chamado de Deus. Cada conversa revelava histórias, sonhos e questionamentos, mas também uma grande disposição em discernir a própria vocação, seja na vida religiosa, sacerdotal, matrimonial ou leiga.
Os jovens são a esperança de hoje, esperança que é marcada pelo amor ao Reino de Deus, uma juventude viva, questionadora e profundamente aberta à ação de Deus. A festa de Cristo Rei, celebrada nesse contexto, reforçou a certeza de que Cristo reina quando os jovens assumem seu lugar na Igreja e no mundo, colocando seus dons a serviço do Reino. O DNJ não foi apenas um evento, mas uma experiência de fé que fortalece e impulsiona a missão de caminhar com e pelos jovens.

Como nos recordava o Papa Francisco, “vocês são a esperança”. Esperança de uma Igreja viva, em saída, e de um mundo mais humano e fraterno. “Não tenham medo de sonhar alto”, de questionar, de se comprometer e de responder com generosidade ao chamado de Deus. Sigam firmes, com alegria e fé, porque o hoje e o amanhã da Igreja passam pelo coração, pelas mãos e pelos passos de cada um de vocês.
Francisco Viafara é seminarista da Consolata em São Paulo, SP.