Revista Missões Logo
Editorial

Missionários da Esperança entre os povos!

A Campanha Missionária deste ano anima a Igreja no Brasil a ser portadora da esperança de Cristo nas diversas realidades do mundo, em especial as periferias geográficas e existenciais.

As ações do mês missionário de outubro estão alinhadas ao Jubileu da Esperança, com o tema “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). 

Nesta edição de Missões (a terceira no novo formato digital) trazemos testemunhos missionários de esperança nos relatos de irmã Maria de Lourdes Pereira, na Guiné Bissau, do casal Cesar e Rosani Campos em Moçambique, no trabalho com os migrantes warao na fronteira com a Venezuela, descrito pelo padre Juan Carlos e ainda no trabalho da Pastoral do Colégio Consolata, em São Paulo. Realidades diferentes, trabalhos semelhantes, missionários!

Nosso articulista Sampel lembra a importância do Cônego Martin Segú Girona para o Direito Canônico. Já o professor Juacy nos brinda nessa edição com um artigo sobre São Francisco de Assis e outro sobre o Papa Leão XIV. Como não afirmar que todas essas pessoas foram e são missionários da esperança?

Em outros dois artigos, falamos da santidade do Fundador dos missionários e das missionárias da Consolata, São José Allamano, bem como sobre a metodologia de trabalho que seus sacerdotes e irmãs exercem, baseada em suas ideias e sonhos. 

Por fim, dois artigos interessantíssimos nos ajudam na formação missionária: padre Mauro Negro reflete sobre a importância da Palavra de Deus em nossa vida e Marcus Eduardo de Oliveira alerta a todos nós que o planeta Terra sofre em função do desenvolvimento do ser humano, naquilo que considera ser progresso!

Não deixemos de mencionar o artigo do seminarista Isaac Oboya sobre vocação. Não existirá missionário ou missionária se não existir vocações! Que o mês missionário de outubro nos anime a sermos sempre mensageiros da esperança! Boa leitura.

 

Capa da Edição